“isto Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores “.
(Richard Bach)
O autêntico educador, ao contrário de muitos professores que se sentem ” donos do saber”, é humilde e está sempre com disposição para aprender. Aprendemos com nossos alunos, com os idosos, enfim aprendemos enquanto ensinamos.
Ser professor é ser pesquisador. È está sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências, afetivas e sócio - culturais dos estudantes. É admitir o processo de ensino – aprendizagem como um momento privilegiado de crescimento mutuo, de socialização de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizado pelo professor, ou de experiência do cotidiano dos alunos.
O importante, como educador, é acreditar no potencial de aprendizagem pessoal na capacidade de evoluir de integrar sempre novas experiência e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Não há melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor aprendiz deve está atento a qualquer oportunidade de aprender. Quando não souber uma resposta, seja honesto e simplesmente diga que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber” , facilita e promove a aprendizagem
Ser professor é acima de tudo ser “sonhador” e “otimista” . É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia- a- dia, podemos fazer melhor. É acreditar em si mesmo e no futuro promissor para a educação, acreditar que estamos fazendo nossa parte para que aconteça.
(Richard Bach)
O autêntico educador, ao contrário de muitos professores que se sentem ” donos do saber”, é humilde e está sempre com disposição para aprender. Aprendemos com nossos alunos, com os idosos, enfim aprendemos enquanto ensinamos.
Ser professor é ser pesquisador. È está sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências, afetivas e sócio - culturais dos estudantes. É admitir o processo de ensino – aprendizagem como um momento privilegiado de crescimento mutuo, de socialização de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizado pelo professor, ou de experiência do cotidiano dos alunos.
O importante, como educador, é acreditar no potencial de aprendizagem pessoal na capacidade de evoluir de integrar sempre novas experiência e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Não há melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor aprendiz deve está atento a qualquer oportunidade de aprender. Quando não souber uma resposta, seja honesto e simplesmente diga que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber” , facilita e promove a aprendizagem
Ser professor é acima de tudo ser “sonhador” e “otimista” . É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia- a- dia, podemos fazer melhor. É acreditar em si mesmo e no futuro promissor para a educação, acreditar que estamos fazendo nossa parte para que aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário